Tyro Remotes e a Responsabilidade Social das Empresas: à conversa com Henk van der Meij

Tyro Remotes Henk van der Meij

A atividade empresarial da atualidade já não é possível sem que sejam observados os princípios da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) na tomada e implementação de decisões. Henk van der Meij, diretor da Tyro Remotes, também pensa assim. Todas as decisões são tomadas tendo em conta o bem-estar dos funcionários, o impacto das nossas próprias atividades na sociedade e no ambiente. Espera-se cada vez mais que as organizações se guiem e até implementem a RSE, e isto vai além do mero cumprimento das obrigações legais. Numa entrevista com Henk van der Meij, aprofundamos o significado do empreendedorismo baseado na RSE para a Tyro Remotes. Qual é o valor acrescentado da RSE e o que motiva a Tyro Remotes?

De acordo com Henk, a sustentabilidade desempenha um papel fundamental tanto na vida empresarial como na vida privada.

“Não é que, enquanto indivíduo, faça pouca diferença no quadro geral. Basta a sua atitude e contribuição para influenciar outras pessoas e, em última análise, também se trata da mentalidade de grupo. Hoje em dia, a separação de resíduos e a redução dos custos energéticos são atitudes que também são observadas em casa. Além disso, começámos a comer de forma diferente, consumimos menos carne e tentamos comprar muito mais alimentos produzidos localmente”.

De acordo com Henk, todas as empresas deveriam estar a trabalhar em termos de responsabilidade social. Isto começa logo internamente, com a criação de um ambiente de trabalho agradável para os funcionários desempenharem as suas funções.

“Em termos de produção, já trabalhamos num ambiente bastante limpo e tendencialmente com baixo teor de pó. Isto também foi implementado nos escritórios, onde temos uma política de secretária limpa. Não trabalhamos com máquinas pesadas e/ou poluentes e trabalhamos sempre num ambiente limpo e saudável.

Como já temos uma organização de base tão boa, sinceramente, não há muito mais que possamos fazer. No entanto, é preciso continuar a trabalhar nisto, não só porque o mundo exterior está atento, mas também porque os funcionários estão mais atentos e conscientes disto.”

Para além das questões da RSE relacionadas com “pessoas”, há muito mais questões a que os empresários que apostam na RSE devem prestar atenção. Henk explica o que é mais importante para a Tyro Remotes e onde, segundo ele, reside o verdadeiro valor acrescentado.

“A responsabilidade social das empresas é, a meu ver, uma obrigação. A longo prazo, todas as empresas devem estar particularmente empenhadas com a RSE. Desde a gestão operacional até à gestão estratégica, a RSE terá de ser aplicada, pois é e será a única forma correta de gestão empresarial. Cria valor a nível económico, social e ecológico: os 3 “P”, proveito, pessoas e planeta.

Nem sempre escolhemos conscientemente quais as questões que são merecedoras da nossa atenção, isto é, em certa medida, decidido automaticamente pelo que nos surge à frente. Além disso, também estamos nós próprios a melhorar e a ficar mais cientes da importância de todos os tópicos relacionados com a RSE. Se tiver de referir os tópicos da RSE mais importantes para a Tyro Remotes, eles são os seguintes:

  • Fazer tudo apenas uma vez e fazê-lo bem, o nosso fluxo também foi concebido para isso.
  • Desenvolver produtos com uma vida útil de pelo menos 10 ou mais anos.
  • Fazer negócios internacionais.
  • Proporcionar um ambiente de trabalho agradável.
  • A reparação de produtos não faz parte do modelo de receitas e preferimos não reparar os produtos. Como resultado, produzimos produtos mais robustos e temos custos de transporte mínimos.
  • Certificamo-nos de que temos uma pegada ecológica mínima em tudo o que fazemos.

A prática demonstra que não é fácil fazer negócios de forma responsável. Muitas organizações ficam presas nas fases iniciais da RSE e as atividades não são bem estruturadas. A integração da RSE em todos os quadrantes da empresa nunca está isenta de resistência. Henk reparou que se mantivermos o foco, iremos ter eventualmente todos a bordo. Sobretudo quando os funcionários também veem que está a dar frutos.

“Penso que o foco é a coisa mais importante para se ser bem-sucedido no campo da RSE. O que importa é a política. Dentro de uma empresa, os funcionários querem trabalhar em projetos que contribuam para o seu crescimento pessoal, mas também em algo que seja maior do que eles próprios. Gostariam de ter um trabalho que lhes permita ter um impacto positivo no ambiente.

Olhamos continuamente para as coisas de forma diferente e temos uma mentalidade de “toca a fazer”. É normal dentro da nossa empresa que na fase de desenvolvimento de novos produtos e linhas de produtos, sejam estabelecidos objetivos na área da utilização limitada de energia, utilização mínima de matérias-primas, etc. Isto, juntamente com a forma padrão de trabalho e de liderança em termos de separação de resíduos, higiene, etc., assegura que a motivação não é um grande problema.”

A responsabilidade social das empresas está em constante evolução e isso exige esforços contínuos por parte de todas as organizações. Nos últimos anos, a Tyro Remotes já sofreu algumas alterações em termos da RSE, mas de acordo com Henk ainda há caminho a percorrer.

“Estou muito satisfeito com o facto de estarmos todos a trabalhar num bonito edifício com boas condições de trabalho, onde foi dada atenção ao isolamento e consumo de energia. O edifício está todo equipado com iluminação LED ao nível da luz natural. É muito agradável, consome menos energia, nós não ficamos tão cansados e é boa para a concentração. Uma avaliação energética concluiu recentemente de que não há quase nada a fazer para poupar mais. Mas ainda há uma tarefa e um objetivo no domínio da produção de energia sustentável.

Futuramente, iremos concentrar-nos na produção de energia com painéis solares e/ou uma bomba de calor. Contudo, devido aos elevados custos e obstáculos, tais como requisitos adicionais de seguro, estes tipos de decisões não podem ser tomados de um dia para o outro. Para além de querermos estabelecer a Tyro Remotes como uma empresa neutra em termos de emissões poluentes e empenhada na economia circular e social, também pretendemos concentrar todos os esforços e investimentos que fazemos numa sociedade mais equilibrada e sustentável. Porquê? Porque deveria ser. Como? Ao fazê-lo simplesmente e estando aberta a novas formas de ver as coisas.